CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, 8 de novembro de 2008

Trabalhos a serem publicados
EXPRESSÕES DO CORDEL PARAIBANO: vozes femininas
(trecho) Recentemente, vem se destacando neste mundo da poesia popular a presença cada vez mais forte de autorias femininas fazendo e publicando suas obras. Muitas escritoras, no estado da Paraíba, têm um grande vínculo com a Literatura de Cordel, embora poucas tenham se tornado conhecidas como cordelistas. Enfatizando o nome de algumas já citadas anteriormente, faço restritamente uma representação, dentre dezenas que serão apresentadas em outro momento. O que nos resta é pesquisar e trazer para o seio da literatura de cordel o nome dessas autoras que merecem destaque, como narradoras de uma grande diversidade de temas: sejam jornalísticos, religiosos, políticos, sociais ou até mesmo familiares.

A DEMANDA DO SANTO GRAAL:uma prosa medieval na Literatura de Cordel
(trecho) A Demanda do Santo Graal,da autora Zilma Ferreira Pinto e publicado em 1978, é um poema composto em sextilhas com versos tradicionais, rimados e metrificados cuidadosamente nas 79 estrofes distribuídas por 27 páginas. A capa em xilogravura, confeccionada por Pádua Belmont, artista plástico, compositor e cantor da música popular, já expressa um teor medieval, onde se configura um cavaleiro e o “Cálice Sagrado”. Esta reflete uma síntese do conteúdo e sugere um acontecimento medieval, aonde vai abrindo um leque para nossa imaginação.





2 comentários:

Dalinha Catunda disse...

Nelcimar,
Obrigada pelas suas palavras carinhosas em meu blog.
Fico feliz em manter contato e gostaria de ter mais contato com uma,entre outras atividades,cordelista de seu porte.
Feliz Natal!!! Carinhosamente, Dalinha

Alexandre Acioli disse...

Parabéns pelo blog. Muito, muito bom!
Mas gostaria de uma ajuda sua: estou a procura de cordéis cujo a temática seja meio ambiente. Vc conhece algum e onde posso procurá-los?
Pretendo adquirí-los para realizar um trabalho (artigo) para universidade.
Grato,
Alexandre Acioli
http://olindahoje.blogspot.com
alexandreacioli@yahoo.com.br